Off Set

Impressão Offset

É uma operação de impressão em grande escala, com objetivo de transferir imagens para o papel ou outro substrato receptivo a tinta. Além de ser uma produção utilizada na Indústria Gráfica, com grande capacidade de impressão e alta qualidade atende a demanda dos seus clientes com maior e melhor apresentação nos seus materiais e ainda com melhor custo benefício.
Ressaltando assim da fidelidade no padrão de cores e qualidade em comparação ao processo digital que ainda não permite a impressão de grandes tiragens, com baixo custo.

Papel

O papel é composto por fibras obtidas a partir da celulose, durante sua fabricação passam por uma tela, onde estas fibras se posicionam em duas direções Longitudinal e Transversal. Estas fibras de celulose são basicamente higroscópicas e altamente absorventes, ocasionando assim alterações no papel de acordo com quantidade de umidade, dificultando o registro na impressão offset em caso de aplicação de duas ou mais cores.
Ideal é que o direcionamento das fibras, estejam no sentido paralelo ao do cilindro da impressora, desta maneira favorecendo o registro das imagens, pois o alongamento do papel será no sentido longitudinal.

Tinta Offset
As Tintas são de alta viscosidade, geralmente formada por vários pigmentos misturados a um verniz próprio para papel, onde é espalhado através de um conjunto de rolos que ajuda no processo de espalhar a tinta para que seja passada apenas uma fina camada suficiente para aderir à chapa previamente gravada (como uma matriz da imagem) que será transferida para a blanqueta a qual prensará a imagem em um papel, acontecendo assim com cada cor da escala CMYK ou Pantone.
As tintas são divididas em um grande grupo de escala. Sendo os 3 grupos principais a escala CMYK , a Pantone e as Tintas Metálicas.

  • CMYK ( Cyan, Magenta , Amarelo e Preto);
  • Pantone – Tinta de características especiais onde a sua pigmentação toda é composta por um código de letras e números, onde sempre esse padrão de cor será o mesmo em todos os serviços executados independente do tempo e do tipo do papel, proporcionando uma melhor exatidão nas cores padrão de uma empresa;
  • Tintas metálicas (cores como Prata, Dourado ou Bronze). Geralmente envolvem uma produção da tinta sob encomenda.
[mk_image src=”http://www.grafitec.com.br/wp-content/uploads/img-offset.jpg” image_size=”full” align=”center”]